Frio perde força e dá lugar à chuva em partes do Brasil

A onda de frio que derrubou as temperaturas em diversas regiões do Brasil está com os dias contados. A massa de ar polar começou a dar sinais de enfraquecimento e os termômetros devem subir nos próximos dias.

No lugar dela, virá a chuva. Áreas de instabilidade atmosférica devem provocar precipitações intensas em cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A chuva deve ser acompanhada de raios, rajadas de vento e até pela possibilidade pontual de granizo em algumas áreas.

Pessoa de moletom passando por termômetro que marca 10 graus Celsius em dia frio
Frio vai perder força nas próximas horas (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Prepara-se para a chuva

  • Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem começar a aumentar gradualmente a partir desta quinta-feira (26) no Sudeste e Centro-Oeste.
  • O Sul do país, no entanto, deve continuar sob influência do ar frio até esta sexta-feira (27).
  • Com o deslocamento do ar polar, começa a ingressar pelo interior do continente uma massa de ar mais aquecida.
  • Esse fenômeno favorece a formação de uma área de baixa pressão.
  • Segundo os meteorologistas, esta combinação vai gerar áreas de instabilidade.

Leia mais

Três grandes pedras de granizo em uma mão humana
Há possibilidade de granizo (Imagem: Dominic Fial/iStock)

Mau tempo pode provocar estragos

A previsão aponta que as chuvas voltarão a atingir a região Sul do país já nesta quinta. Áreas de instabilidade atmosférica devem provocar precipitações intensas no centro, noroeste e norte do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, além de Santa Catarina e Paraná.

Há alertas para potenciais estragos causados pelo mau tempo. Isso porque estas chuvas podem ser acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade pontual de granizo, com volumes entre 30 e 70 mm em algumas localidades desses estados.

Gotas de chuva caindo no chão
Chuva pode ser forte em algumas regiões do país (Imagem: Daniel Tadevosyan/Shutterstock)

Já na sexta, a instabilidade se concentra sobre o oeste e centro-sul do Mato Grosso do Sul, faixa sul e litoral leste de São Paulo, Paraná e norte de Santa Catarina. Nestas áreas, os volumes esperados devem variar entre 20 e 60 mm.

No sábado (28), a instabilidade recua para o Paraná, Santa Catarina e centro-norte gaúcho, podendo atingir entre 40 e 80 mm, com possibilidade de volumes ainda maiores no Rio Grande do Sul. Nas demais regiões do país, o tempo permanece estável e ensolarado nos próximos dias.

O post Frio perde força e dá lugar à chuva em partes do Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Rolar para cima