O Google trabalha para garantir que o Android seja o mais seguro possível, o que inclui oferecer aos desenvolvedores ferramentas para diminuir o risco de fraudes. Uma mudança anunciada esta semana permitirá que aplicativos bancários reconheçam dispositivos que deixaram de receber atualizações de segurança há um ano, limitando recursos ou até deixando de funcionar.
A alteração vai impactar muitos usuários, especialmente aqueles que utilizam um celular mais antigo. Entendo o que muda.
Mudança em API do Android pode bloquear recursos
- Aparelhos Android que não recebem atualizações de segurança há mais de um ano terão um nível mais baixo de confiança, restringindo alguns recursos;
- Quem controla isso é uma API chamada Play Integrity, que protege operações confidenciais como transações bancárias;
- A API permite que os aplicativos “conversem” com o Android e agora também permite que o sistema responda quando um app pergunta se o seu telefone é seguro o suficiente para executar certas funções;
- Como mencionado antes, isso permitirá que aplicativos bancários reconheçam aparelhos que deixaram de receber atualizações, podendo bloquear ou reduzir recursos disponíveis;
- Caso o smartphone ou tablet esteja atualizado, o sistema indica que o dispositivo atende aos requisitos de “integridade forte” de segurança.

Vale mencionar que as atualizações de sistema e segurança vem direto dos fabricantes dos dispositivos. Resta saber como os requisitos mais rigorosos serão implementados e como vão influenciar no uso de aplicativos de finanças em aparelhos mais antigos.
Leia mais:
- Quais celulares devem atualizar para o Android 15?
- Quer voltar com o Android 14? Veja como fazer downgrade do sistema operacional
- Android 16: novo recurso vai melhorar controle de brilho na tela
Se necessário, os desenvolvedores podem bloquear os apps e sugerir que os usuários troquem para um celular mais recente ou verifiquem por atualizações de software. No fim, a meta é aumentar a segurança do Android. A adoção da mudança deve acontecer em maio de 2025.
O post Aplicativos de banco podem parar de funcionar no seu Android; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.