Coisa de filme! Conheça o Eagle, jipinho lunar futurista

A Lunar Outpost revelou seu rover lunar chamado “Eagle” durante o 40º Simpósio Espacial da Space Foundation. O visual do jipinho para andar na Lua é digno de filme de ficção científica. Mas o que impressiona mesmo vai além da sua aparência.

O desenvolvimento do Eagle se baseou em testes com astronautas da NASA no Centro Espacial Johnson, segundo A.J. Gerner, da Lunar Outpost, ao Space.com. “Oito astronautas — até mesmo com trajes pressurizados completos — avaliaram o design, e o feedback deles está presente no veículo.”

Entrada larga e controles espelhados agradam astronautas que testaram rover Eagle

Um dos pontos que mais agradaram os astronautas foi a entrada frontal, larga e de fácil acesso, mesmo com os volumosos trajes espaciais.

Bancos na parte de dentro do rover lunar Eagle, da Lunar Outpost
Assentos tem controles de forma de qualquer um dos tripulantes possa assumir o comando (Imagem: Brett Tingley/Future)

O Eagle, na configuração apresentada, tem dois assentos com controles redundantes e espelhados. Isso permite que qualquer um dos tripulantes assuma o comando.

  • Cada lado do rover é operado por uma alavanca que comanda quatro motores independentes;
  • Cada roda gira de forma autônoma, o que possibilita manobras como girar sobre o próprio eixo ou se mover lateralmente, no “crab walk” (“andar de caranguejo”, em tradução livre).
Tela na parte de dentro do rover lunar Eagle, da Lunar Outpost
Assentos têm tela multifuncional na altura dos olhos; elas mostram informações importantes aos astronautas (Imagem: Brett Tingley/Future)

Cada assento também é equipado com uma tela multifuncional na altura dos olhos. Essas telas combinam imagens de câmeras e sensores da própria Lunar Outpost.

Essas câmeras e sensores serão essenciais para explorações em regiões escuras e profundas da Lua, como as crateras do polo sul, onde pode haver gelo escondido.

“A ideia é ampliar a percepção da tripulação”, disse Gerner. “E as telas colocam todas essas informações bem na frente deles.”

Estrutura para missões

Ilustração conceitual do rover lunar Eagle, da Lunar Outpost, na Lua com um astronauta dentro dele, pilotando-o, e outro fora, na parte de trás
Eagle pode ser pilotado por astronautas, por controladores na Terra ou funcionar de forma autônoma (Imagem: Divulgação/Lunar Outpost)

Para as missões científicas, o Eagle vem com compartimentos de ferramentas e recipientes refrigerados para transporte de amostras lunares. Cada compartimento tem uma prateleira ajustável até a altura do peito. Também há suportes extras para ferramentas e espaços de armazenamento na parte traseira.

O rover pode ser pilotado por astronautas, por controladores na Terra ou até de forma autônoma, sem presença humana na Lua.

Leia mais:

Próximos passos

A expectativa da Lunar Outpost é colocar o Eagle na superfície lunar até o fim da década, como apoio à missão Artemis 5 da NASA.

No entanto, ele concorre com dois outros modelos, da Intuitive Machines e da Venturi Astrolab, numa seleção que pode render um contrato de até US$ 4,6 bilhões (aproximadamente R$ 27 bilhões).

O post Coisa de filme! Conheça o Eagle, jipinho lunar futurista apareceu primeiro em Olhar Digital.

Rolar para cima