Katy Perry no espaço: Blue Origin lança tripulação 100% feminina para fora da Terra

Uma estrela pop no espaço! Nesta segunda-feira (14), a cantora Katy Perry foi lançada para fora da Terra, em um voo suborbital da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos. Embora tenha sido o 11º voo turístico da companhia, a missão é chamada de NS-31 – por ser o 31º lançamento do foguete New Shepard na contagem geral (incluindo tripulados e de carga).

Composto exclusivamente por mulheres, o voo foi liderado pela namorada de Bezos, a atriz, jornalista e piloto Lauren Sánchez. Além de Katy e Lauren, a tripulação contou com Aisha Bowe, engenheira aeroespacial e CEO da STEMBoard; Kerianne Flynn, produtora de cinema; Gayle King, apresentadora do CBS Mornings; e Amanda Nguyen, cientista de bioastronáutica e ativista dos direitos humanos.

Katy Perry (a terceira, em pé, da esquerda para a direita) junto com as demais integrantes da missão NS-31, da Blue Origin, ao espaço. Crédito: Blue Origin

Essa foi a primeira missão espacial 100% feminina desde 1963, quando a soviética Valentina Tereshkova entrou para a história como a primeira mulher a ir ao espaço, de acordo com um comunicado da Blue Origin.

Todo o processo foi transmitido ao vivo pelo Olhar Digital, com apresentação de Bruno Capozzi, nosso editor-executivo, Lucas Soares, editor de Ciência e Espaço, e do astrônomo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

Leia mais:

Como foi o voo de Katy Perry ao espaço suborbital

Composto por dois estágios (o propulsor e a cápsula de passageiros), o foguete New Shepard decolou do espaçoporto da Blue Origin no oeste do Texas às 10h32.

Poucos minutos depois, houve a separação dos estágios, com o booster retornando na sequência em um pouso vertical perto do local de lançamento para poder ser reaproveitado.

Enquanto isso, a cápsula RSS First Step seguiu viagem para o espaço suborbital, atingindo 106 mil metros (ultrapassando a linha de Kármán, que fica a 100 km de altitude é considerada o limite do espaço) e proporcionando às tripulantes visões únicas, além de alguns instantes de sensação de falta de gravidade.

Pouso da cápsula RSS First Step, após levar Katy Perry ao espaço. Crédito: Blue Origin

Pouco mais de 10 minutos após a decolagem, a cápsula pousou com o auxílio de paraquedas. Ao fim da rápida missão (com duração total de apenas 10 minutos), a espaçonave voltou à Terra e pousou com o apoio de paraquedas em uma área desértica próxima. As tripulantes foram retiradas da espaçonave pela equipe de resgate da Blue Origin quase 20 minutos depois do pouso, duração média padrão desse processo.

Katy Perry beija o solo após sair da espaçonave. Crédito: Blue Origin

Gayle King revelou que Katy cantou “What a Wonderful World”, de Louis Armstrong, durante a experiência. Com isso, ela se tornou a primeira artista profissional a cantar no espaço – mas, não a primeira pessoa a fazer isso. Em 2013, o ex-astronauta canadense Chris Hadfield cantou “Space Oddity”, de David Bowie, durante uma missão na Estação Espacial Internacional (ISS), tocando violão enquanto apreciava a Terra pela janela do laboratório orbital.

Posteriormente, a cantora confirmou e explicou a escolha da música, enquanto segurava uma pequena margarida (Daisy, em inglês – em homenagem à filha, que tem esse nome). “Gravei um cover desta música no passado. Mas, nunca imaginaria que a cantaria no espaço. Não é sobre mim ou sobre cantar minhas canções. É sobre uma energia coletiva. Sobre nós. Sobre o espaço. Sobre o futuro das mulheres indo ao espaço. Esse sentimento de pertencimento. E sobre esse mundo maravilhoso que a gente compartilha. É tudo pelo benefício da Terra”. 

A Blue Origin já levou outras celebridades ao espaço, como o ator William Shatner (o Capitão Kirk, de Star Trek) e o ex-jogador de futebol americano Michael Strahan. 

O post Katy Perry no espaço: Blue Origin lança tripulação 100% feminina para fora da Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

Rolar para cima