NASA revela como está sonda que investiga Júpiter após dois sustos seguidos

Na última sexta-feira (4), a sonda Juno, da NASA, realizou o 71º sobrevoo próximo a Júpiter. Durante a manobra, a espaçonave entrou duas vezes em “modo de segurança”: a primeira, cerca de uma hora antes da aproximação máxima; a segunda, 45 minutos após esse momento, chamado de perijove.

O modo de segurança é um protocolo que entra em ação automaticamente quando a sonda detecta algum comportamento fora do padrão. Nessa condição, os sistemas não essenciais são desligados e a prioridade passa a ser manter a comunicação com a Terra e preservar os sistemas básicos.

Concepção artística da sonda Juno sobrevoando Júpiter. Crédito: NASA images – Shutterstock

Durante o incidente, todos os instrumentos científicos foram desativados, como previsto para esse tipo de situação. A nave reiniciou seu computador, desligou tarefas secundárias e reposicionou a antena para apontar diretamente para a Terra, facilitando o contato com os operadores da missão.

Leia mais:

Juno respondeu conforme o esperado, diz NASA

A NASA informou que, apesar do problema, Juno funcionou exatamente como planejado. A equipe em solo conseguiu restabelecer a comunicação de alta velocidade com a espaçonave e agora está analisando os dados técnicos e científicos coletados antes e depois da falha. Essas informações ajudarão a entender o que causou a ativação do modo de segurança. 

Júpiter é o planeta mais hostil do Sistema Solar em termos de radiação. Próximo a ele, existem cinturões com partículas altamente energéticas que representam risco para qualquer equipamento. Até agora, tudo indica que Juno passou por algum desses cinturões, afetando o funcionamento eletrônico de seus sistemas.

Uma das capturas mais nítidas de Júpiter feitas pela sonda Juno, da NASA. Crédito: NASA/JPL-Caltech

Para se proteger da passagem por essas regiões, Juno possui um cofre de titânio que abriga seus componentes mais sensíveis. Mesmo com essa proteção, no entanto, a sonda já entrou quatro vezes em modo de segurança desde que chegou ao planeta, em 2016. Em todas as ocasiões, ela conseguiu se recuperar e continuar sua missão sem danos permanentes.

O próximo sobrevoo da sonda Juno está previsto para 7 de maio. Além de se aproximar novamente de Júpiter, a espaçonave fará um novo registro da lua Io, a uma distância de cerca de 89 mil km.

O post NASA revela como está sonda que investiga Júpiter após dois sustos seguidos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Rolar para cima