Nova IA pode evitar colisões entre animais e carros nas estradas

Diversas estradas simplesmente cortam ecossistemas. Por conta disso, é normal que alguns animais tentem atravessar de um lado para o outro, aumentando as chances de atropelamentos e os riscos também para os motoristas.

Pensando em uma forma de reduzir o número de mortes causadas por estas colisões, pesquisadores australianos desenvolveram uma nova inteligência artificial. A ideia é que a ferramenta ajude a proteger, inclusive, espécies ameaçadas de extinção.

inteligencia artificial
IA pode ajudar a proteger animais que correm risco de extinção (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Luz pisca alertando sobre perigos na pista

  • O trabalho foi foi realizado de forma conjunta entre a Universidade de Sydney e o Departamento de Transportes e Estradas Principais de Queensland.
  • Ao longo de 12 meses, os pesquisadores desenvolveram e testaram um sistema chamado LAARMA.
  • Ele usa sensores para detectar animais perto de estradas, acionando sinais de mensagem variável (VMS) para alertar os motoristas.
  • Em outras palavras, uma luz pisca alertando os condutores sobre perigos na pista.
  • A tecnologia também pode ser utilizada para proteger pandas vermelhos no Nepal, tamanduás no Brasil e leopardos-das-neves na Ásia Central, todos os quais enfrentam perigos ao cruzar estradas que fragmentam seus habitats naturais.

Leia mais

Exemplo de alerta emitido pelo sistema (Imagem: Centro de Pesquisa Cooperativa iMOVE Australia)

IA é eficaz na identificação dos animais

O sistema LAARMA conta com vários sensores montados em postes, câmeras, imagens térmicas e sistema LiDAR, além da IA. Durante os testes, mais de 287 casuares, aves típicas da Austrália, foram avistados.

Segundo os pesquisadores, os alertas levaram a reduções perceptíveis na velocidade dos veículos, diminuindo o risco de colisões. Para sermos mais precisos, os motoristas diminuíram a velocidade em 6,3 km/h, em média, quando os alertas eram emitidos.

Motoristas recebem os alertas do sistema (Imagem: Song_about_summer/Shutterstock)

Pode não parecer muito, mas a equipe responsável pelo trabalho destaca que essa mudança no comportamento é significativa. A redução da velocidade, mesmo em alguns quilômetros por hora, pode melhorar substancialmente os tempos de reação, as distâncias de frenagem e os resultados em caso de colisão. As informações são do Centro de Pesquisa Cooperativa iMOVE Australia.

O post Nova IA pode evitar colisões entre animais e carros nas estradas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Rolar para cima