O Bluesky surgiu como uma alternativa ao X (antigo Twitter), adotando estética e funcionalidades bem semelhantes a de seu concorrente.
Agora, a plataforma lançou uma nova versão do seu aplicativo com recursos pensados para tornar a experiência do usuário mais envolvente, com alguns deles reforçando a ideia de semelhança com o X.
Entre as principais novidades estão as reações com emojis em mensagens diretas e a reformulação da antiga aba de busca, que agora se chama “Explorar” – esta, exatamente como a aba de mesmo nome na rede social de Elon Musk.
Reações por emoji nas DMs
- O sistema de reações permite que os usuários respondam a mensagens privadas com emojis, como coração, polegar para cima, olhos e rostos variados.
- Assim como no X, é possível escolher qualquer emoji além dos sugeridos inicialmente, clicando no menu de opções.
- A mudança aproxima a experiência de uso do que muitos usuários já estão acostumados em outras redes.

Aba “Explorar” destaca perfis e tendências que o usuário pode se interessar
- A nova aba Explorar amplia significativamente as formas de descobrir conteúdo.
- Ela passa a destacar tópicos em alta, tendências recentes, contas sugeridas, interesses personalizados e listas de perfis chamadas Pacotes Iniciais — que permitem que novos usuários comecem a seguir grupos temáticos com apenas um clique.
- Os temas variam de livros e arte a política, ciência, esportes e videogames.
O recurso de tendências, agora mais relevante graças ao crescimento da base de usuários (mais de 34 milhões), mostra tópicos populares em tempo real, marcados como “Novo”, “Quente” ou com a indicação de quando começaram a circular.
A ideia é conectar as pessoas às conversas mais ativas da rede, inclusive com sugestões de feeds personalizados sobre os temas favoritos dos usuários.
Leia mais:
- Bluesky: o que é feed personalizado e como usar?
- Bluesky ou Threads: qual é a melhor alternativa ao X?
- Bluesky reforça combate a golpistas com contas falsas

Segundo o CTO da Bluesky, Paul Frazee, o aprimoramento da aba Explorar foi possível após a contratação do designer Darrin Loeliger, reforçando a importância do design na experiência do usuário.
Embora as atualizações sejam pontuais, elas mostram que a plataforma está atenta às demandas dos usuários e disposta a competir com redes sociais maiores, oferecendo recursos semelhantes de interação e descoberta de conteúdo.
O post Novos recursos do Bluesky deixam o app ainda mais parecido com o X apareceu primeiro em Olhar Digital.