A demanda por chips não para de crescer no mundo todo. A importância destes produtos se tornou tão grande que governos estão concedendo incentivos milionários (e até bilionários) para aumentar a capacidade de fabricação.
Os chips tradicionais são divididos em várias partes com o objetivo de executar as tarefas com mais desempenho e eficiência. No entanto, uma startup está trabalhando no desenvolvimento de um novo produto universal.
Projeto ainda está na fase conceitual
- A responsável pelo projeto é a Ubitium.
- A empresa afirma que o trabalho ainda em fase conceitual e unirá CPU, GPU, DSP e FPGA.
- O chip universal vai utilizar a arquitetura RISC-V em seu desenvolvimento.
- No entanto, em vez de combinar a CPU e GPU em um mesmo pacote, a ideia é que todos os transistores do produto possam ser reutilizados para tudo.
- Isso dispensaria até mesmo a utilização de núcleos dedicados ou especializados para determinadas tarefas.
- As informações são do portal Tom’s Hardware.
Leia mais
- Startup fabrica chips analógicos que podem revolucionar mercado de IA
- Snapdragon em PCs: Qualcomm planeja chip de entrada para notebooks mais baratos
- Amazon quer ter chip próprio e busca concorrer com a Nvidia
Chip será menor e mais eficiente
Segundo o CEO da Ubitium, Hyun Cho, o fato dos transitors estarem cada vez menores permite que os chips fiquem gradualmente mais poderosos. Mas a necessidade de usar um chip para cada função torna o desenvolvimento dos sistemas muito mais caro e complexo.
É por isso que a startup, que reúne importantes nomes da indústria de tecnologia, como ex-funcionários da Nvidia e Intel, trabalha na criação do chip universal. A promessa é que o produto seja menor e mais eficiente em termos energéticos, o que também pode beneficiar o meio ambiente.

Estamos resolvendo o problema de custo e complexidade que quase todas as empresas enfrentam atualmente[…] Nós imaginamos um futuro onde cada dispositivo opera de forma autônoma, tomando decisões inteligentes em tempo real e transformando a maneira como interagimos com a tecnologia.
Hyun Cho, CEO da Ubitium
Por enquanto, a companhia já reuniu quase US$ 4 milhões (aproximadamente de R$ 21 milhões) que serão usados para a construção de protótipos e kits de desenvolvimento. A expectativa da Ubitium é lançar os primeiros modelos em 2026.
O post Startup está desenvolvendo o chip do futuro; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.