Precisa checar a previsão do tempo? A fonte mais confiável pode estar sendo lançada em um futuro próximo pelo Google.
O GenCast é uma ferramenta de previsão do tempo inovadora desenvolvida pela Google DeepMind, que utiliza inteligência artificial para gerar previsões meteorológicas de 15 dias com altíssima precisão em apenas minutos. A pesquisa por trás do GenCast foi publicada na revista Nature.
Treinada com quatro décadas de dados históricos do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), o sistema superou as previsões desse serviço, considerado o mais preciso do mundo, alcançando 97,2% de precisão em previsões de 15 dias e 99,8% em previsões de 36 horas.
As previsões do GenCast são mais rápidas
- A principal inovação do GenCast está na sua capacidade de gerar múltiplas previsões baseadas nas tendências climáticas atuais e, em seguida, agregá-las para fornecer uma previsão final.
- Esse processo ocorre em tempo recorde, com o sistema gerando uma previsão de 15 dias em apenas oito minutos, utilizando um processador TPU v5 da Google.
- Isso representa uma grande melhoria em relação aos supercomputadores, que levam horas para realizar o mesmo cálculo.

Leia também:
- O que é El Niño, fenômeno que altera a temperatura dos oceanos
- Como as mudanças climáticas têm intensificado tempestades?
- Ondas de calor mortais: como as mudanças climáticas intensificam o perigo
Além de ajudar a melhorar a precisão das previsões diárias, o GenCast também tem o potencial de salvar vidas, antecipando eventos climáticos extremos com dias de antecedência, o que é especialmente relevante em um cenário de aumento de desastres climáticos devido ao aquecimento global.
A ferramenta também pode ser aplicada na otimização de energias renováveis, como na previsão de padrões de vento para a localização ideal de parques eólicos.
Embora ainda não esteja disponível como aplicativo, o Google está compartilhando os dados coletados, incentivando pesquisadores e meteorologistas a utilizar a tecnologia.

O post Usando IA, Google pode revolucionar previsões meteorológicas apareceu primeiro em Olhar Digital.