O YouTube está considerando um novo recurso que permitirá limitar o tempo gasto com vídeos curtos, os populares Shorts. A funcionalidade, ainda em fase de desenvolvimento e não liberada publicamente, foi encontrada na versão beta do app, segundo o Android Authority.
A rolagem infinita em aplicativos de vídeos curtos é frequentemente colocada em pauta, por ser um recurso que alimenta o vício neste tipo de conteúdo nas redes sociais.
De acordo com o código analisado, os usuários poderão definir um cronômetro diário e, ao atingir o tempo estipulado, o acesso aos Shorts será pausado até o dia seguinte.
No entanto, também há menção de que os espectadores ainda poderão assistir a “Shorts individuais”, o que significa que o recurso não bloqueia completamente o acesso a todos os vídeos curtos.
Leia mais:
- Como criar vídeos com IA para o YouTube Shorts
- 8 curiosidades sobre o YouTube que provavelmente você não sabe
- YouTube Create: como editar vídeo em 5 passos

Plataformas buscam combater o vício em redes sociais
- A plataforma já oferece um recurso semelhante para vídeos longos, chamado “Faça uma Pausa”
- Agora, se concentra em criar medidas mais específicas contra o hábito da rolagem infinita, conhecido como doomscrolling.
- A iniciativa segue uma tendência global que inclui apps de bem-estar digital, ferramentas da Apple e Google e até dispositivos físicos criados para bloquear aplicativos e ajudar a controlar o vício em redes sociais.
Shorts também ganhou novos recursos de edição
Enquanto existe a preocupação com o vício dos usuários, também há o desejo de vencer a concorrência. Pensando nisso, o YouTube anunciou recentemente novas ferramentas de criação para o Shorts.
Entre os novos recursos está um editor de vídeo aprimorado, que permite ajustes e edições mais precisas. Leia mais sobre isso aqui.

O post Viciado em vídeos curtos? YouTube quer te ajudar apareceu primeiro em Olhar Digital.