A Volvo revelou o primeiro caminhão elétrico articulado do mundo. Os modelos A30 Electric e A40 Electric foram apresentados na Bauma, em Munique, e devem estar disponíveis para clientes selecionados na Europa a partir de 2026.
Com uma carga útil de 29 toneladas e 39 toneladas, respectivamente, as duas novas máquinas combinam emissão zero para uma variedade de segmentos, incluindo pedreiras, mineração e construção — e estão entre as maiores do portfólio elétrico da Volvo.
“Esses caminhões elétricos representam um grande passo à frente em nossa ambição de descarbonizar a construção, combinando o mesmo desempenho imbatível que nossos clientes conhecem e adoram com uma operação mais sustentável”, disse Mats Sköldberg, Chefe de Tecnologia da Volvo CE.

Menos emissões
Carregados com baterias de íons de lítio, os caminhões foram projetados para funcionar por períodos de quatro a quatro horas e meia na maioria das aplicações.
Em algumas condições, podem ser operados por até seis horas, de acordo com a Volvo.
O carregamento rápido de 20 a 80% em cerca de uma hora é possível ao usar uma solução de carregamento CC com uma capacidade máxima de carregamento de 350 kW.
Quando alimentadas por energia renovável, as duas máquinas oferecem uma economia de CO² de 84% (para o A30 Electric) e 90% (para o A40 Electric) em todo o seu ciclo de vida, quando comparadas aos seus equivalentes a diesel.
As aplicações ideais, segundo a fabricante sueca, incluem transporte de carga em declive e percursos vazios em subida, trabalhos em túneis e pedreiras e operações subterrâneas, onde a redução de emissões é crítica.

Leia Mais:
- Volvo lança bateria móvel que alimenta de caminhões a eventos
- Volvo usa IA para reconstituir acidentes e melhorar segurança
- Volvo investe em supercomputador para criar veículo autônomo
Design moderno
Os novos modelos articulados foram atualizados com uma nova geração de equipamentos focados em segurança, tempo de atividade e eficiência. Operadores poderão verificar o status do carregamento, as horas da máquina e o consumo de energia usando o aplicativo My Equipment da Volvo CE, seja no local ou remotamente.
“As vantagens dessa plataforma incluem sistemas avançados de suporte ao operador para reduzir o risco de acidentes, melhor visibilidade para uma operação mais segura e manutenção simplificada para uma manutenção mais rápida e fácil”, diz o comunicado.
O post Volvo anuncia o primeiro caminhão elétrico articulado do mundo apareceu primeiro em Olhar Digital.